Marketing Viral: Conseguimos dominar essa ferramenta?

Hoje o marketing viral já é uma realidade. A internet evolui, os internautas aumentam cada dia mais, e o mundo se rende a esse veiculo de comunicação. As ações de marketing e publicidade neste meio evoluem cada vez mais também. O que antes era SPAM, as marcas tentam transformar em viral, mas a pergunta que se fazemos é de como fazer isso?

Marketing Viral é aquela ação que ganha publicidade instantânea, ou seja, você envia um vídeo que achou engraçado para seu amigo, envia uma música legal, um email, uma foto, seu amigo envia para os amigos deles, que enviam para outros amigos, enfim, aquilo que foi enviado por você se transformou em um “vírus” e se espalhou pela internet inteira.

O maior desafio para as marcas, é como criar um viral que vai pegar toda internet? Na maioria das vezes, algo engraçado é a maneira mais fácil, mais algo chocante também. Enfim, não se tem uma fórmula secreta, mais tem alguns passos que podemos seguir:

Um vídeo é um caminho muito fácil. O Youtube tem milhares de acessos, além do que é algo interativo com quem assiste. É fácil de ser enviado (talvez até por um link) e pode ser assistido tanto na net, quanto na tv, e etc, dependendo da repercussão.

Deve ser algo que ganhe realidade, ou seja, uma notícia bombástica primeiro chega a internet, e depois ganha as notícias da tv, do rádio e dos jornais. Algo assim é praticamente certo de sucesso.

Porém, os sucessos são quase de pessoas normais, ou seja, não foram feitos de forma publicitária:

Este vídeo, feito em 6 de dezembro já teve mais de 7 milhões de visualizações.

Mas existem as coisas boas, que as marcas produzem e torna real esse meio de publicidade:

A Nike fez isso muito bem, ela colocou um vídeo na internet, do Ronaldinho Gaúcho (atleta por ela patrocinado) em um treino do Barcelona (time patrocinado pela Nike) onde ele chutava a bola 3 vezes no travessão:

Este vídeo foi pra mídia tradicional, e fizeram concurso de quem conseguia fazer o mesmo, uma repercussão mundial, o que na verdade não passava de um lançamento da nova coleção de chuteiras da Nike:

Genial né? temos muitos caminhos pra seguir!

Vamos lá, pensaremos fora da caixa vai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s